Uma peça importante da nossa estratégia ecológica no Gradient Canopy focou em um tipo específico de árvore: carvalhos. Essas famosas árvores da paisagem californiana dominavam o Vale do Silício. Os carvalhos nativos são tolerantes à seca e resistentes ao fogo, bem como removem a poluição do ar e absorvem carbono da atmosfera com eficiência. Além disso, a fauna e a flora das florestas de carvalho estão entre as mais diversas da Califórnia, com 2 mil tipos de plantas e cerca de 5 mil espécies de insetos. Centenas de pássaros, mamíferos e outros animais selvagens dependem da riqueza das florestas de carvalhos para comida, sombra e abrigo.
Trabalhamos com os cientistas locais para criar um dossel de árvores para a paisagem, incluindo carvalhos e outras árvores nativas, como o castanheiro-da-índia, plátano e salgueiro. As copas conectadas criam um corredor cheio de vida selvagem que atravessa o ambiente construído e reduz o efeito ilha de calor urbano.
As plantas polinizadoras nativas servem como um sub-bosque para as árvores do Gradient Canopy, suprindo borboletas, pássaros e abelhas da região. Uma parte da paisagem foi criada especialmente para ajudar a população de borboletas-monarca ocidentais: aplicamos a ciência mais avançada para criar a combinação ideal de asclepias, que contribuem para os ovos e as lagartas da monarca, e de flores, que alimentam as borboletas durante a migração.
No Gradient Canopy, combinamos plantas polinizadoras nativas com canteiros cultivados e caixas de abelhas para conquistar a certificação Urban Agriculture Imperative do Living Building Challenge, que pretende conectar a comunidade a alimentos locais. Os dois canteiros fornecem produtos para nossos cafés e para as oficinas de culinária dos Googlers e mostram como a paisagem nativa e a jardinagem produtiva podem ajudar a deixar a produção de alimentos local mais resiliente.