Materiais reaproveitados

Priorizando a reutilização dos materiais para um impacto ambiental positivo.

5 minutos

Foto: Mark Wickens.

O urso Curious, criado por Mr & Mrs Ferguson Art, é uma escultura gigante de urso-pardo com uma pelagem feita de 160 mil moedas. Foto: Mark Wickens.

A construção de um futuro mais limpo e saudável começa com as pequenas decisões que tomamos todos os dias. Por isso, estamos sempre buscando maneiras de causar um impacto positivo no meio ambiente e usar a energia, a água e outros recursos naturais com ainda mais responsabilidade. Isso nos levou a criar o Gradient Canopy com base nos princípios do design circular, que reduz a demanda por recursos naturais finitos. A proposta é manter os materiais em uso pelo máximo de tempo possível, então fizemos vários reaproveitamentos.

No Gradient Canopy, instalamos mais de 30 produtos com materiais reaproveitados em todo o prédio. Isso inclui madeira de demolição, bicicletários, armários, carpetes e ladrilhos que iriam para aterros. O uso de materiais reaproveitados nessa escala ajudou o prédio a receber a certificação Materials Petal do Living Building Challenge (LBC), promovida pela International Living Future Institute (ILFI), que contribui para uma economia de materiais atóxica, ecologicamente regenerativa e transparente.

Devido ao tamanho da construção, tivemos que elaborar várias estratégias para a aquisição de materiais reaproveitados em uma escala adequada. Por exemplo, ladrilhos e carpetes foram difíceis de achar, porque iam ser muito usados no design, e eles precisavam ter dimensões, cores e materiais consistentes.

Uma estratégia importante foi reutilizar o que estava armazenado no Google. Analisamos nosso próprio estoque, incluindo itens novos que sobraram de projetos anteriores e que foram removidos antes da demolição de prédios. Com o que já tínhamos, conseguimos dar um novo destino a carpetes, bicicletários, ladrilhos de cerâmica e revestimentos acústicos para tetos.

Outra forma de reaproveitar os materiais foi usar madeira de demolição de várias fontes locais. Por exemplo, usamos a madeira removida durante a construção para criar bancos que estão espalhados por todo o edifício. Também procuramos fornecedores locais de madeira reaproveitada, que foi usada em painéis de parede nas áreas de armazenamento de bicicletas e pisos na Google Store.

Foto: Mark Wickens

O piso da Google Store foi criado com madeira de demolição. Foto: Mark Wickens.

Outro objetivo do design circular no Gradient Canopy era implementar metas ambiciosas de, sempre que possível, não enviar os resíduos de construção para aterros. Em agosto de 2023, mais de 90% desses materiais tinham sido redirecionados, e uma iniciativa fechada nos permitiu reciclar mais de 249 toneladas de gesso entre 2020 e 2022.

Também trabalhamos com a Rheaply, uma empresa de tecnologias climáticas que criou uma plataforma on-line para a troca de produtos e outros recursos de construção na Baía de São Francisco. Com o Bay Area Reuse Marketplace, as empresas têm acesso a recursos excedentes e reaproveitados, como móveis, acessórios, equipamentos e outros materiais de construção, a preços econômicos. Além de destinar os materiais extras comprados para o Gradient Canopy à rede da Rheaply, contamos com a empresa para escalonar nossa reutilização interna. Em vez de um processo complicado, em que as equipes de projetos individuais encontram materiais e estabelecem cronogramas, estamos buscando novas maneiras de otimizar o reaproveitamento e tornar nosso sistema circular o padrão.