Arte pública

Ao usar materiais reaproveitados e saudáveis, as obras de arte do Gradient Canopy são mais sustentáveis.

3 minutos

A obra Orb e Go na praça da experiência do visitante do Google.

A obra Orb e Go na praça da experiência do visitante do Google. Foto: Iwan Baan para o Google.

Queremos criar espaços de trabalho saudáveis e práticos que também ofereçam experiências memoráveis. É a terceira dimensão intangível que nos impulsiona a nos conectar, a encontrar disposição e a sentir conforto ao reencontrar aquilo que nos define como seres humanos. A arte é uma forma de engajamento humano. Desde 2010, lançamos diversos programas artísticos no Google, incluindo o GoogleArts, a iniciativa Google Arts & Culture e o Artist in Residence.

O Google Visitor Experience, localizado no novo escritório Gradient Canopy, é um programa dedicado à arte pública, que visa ampliar os horizontes artísticos, envolvendo a comunidade mais ampla de Mountain View. No espaço ao ar livre e nas passarelas do lado externo da construção, há seis obras de arte que tornam a experiência do Google Visitor Experience divertida e aconchegante para todos.

Elas foram criadas por artistas nacionais e internacionais, e cada uma foi feita especialmente para o próprio local de exibição, criando espaços ao redor do Gradient Canopy onde as pessoas podem se encontrar e se divertir. Ao mesmo tempo, as obras de arte cumprem os requisitos rigorosos de sustentabilidade e materiais saudáveis, promovendo iniciativas sem desperdício e garantindo a ausência dos produtos mais nocivos para o planeta e a população que estão listados na Red List. Assim como os materiais dentro e fora da construção, elas contribuem para a conquista da certificação Materials Petal do Living Building Challenge (LBC), promovida pela International Living Future Institute (ILFI).

Quando criamos o conceito das instalações artísticas do Gradient Canopy, o objetivo era encontrar obras criativas, surpreendentes e envolventes, que transformassem o pátio externo em um lugar interessante, onde as pessoas quisessem sempre estar. Em resumo, não queríamos parecer um museu, mas oferecer uma experiência parecida com a do Burning Man, o festival de arte e música realizado em Black Rock, uma região do deserto de Nevada que se transforma em uma cidade temporária, repleta de obras de arte sugestivas e únicas. Na nossa jornada para revitalizar a praça, estabelecemos uma parceria com a Burning Man Project, uma organização sem fins lucrativos, para selecionar obras de arte voltadas para a comunidade. Graças à sua dedicação e envolvimento, a Burning Man Project se uniu à nossa meta de criar obras de arte públicas que fossem interativas, participativas e repletas de expressões criativas.

Halo da SOFTLab na experiência do visitante do Google.

Halo da SOFTLab na experiência do visitante do Google. Foto: Mark Wickens.

Nosso objetivo era escolher obras de arte que fossem mutuamente benéficas para as comunidades locais e para o Google. Com a ajuda da Burning Man Project, fizemos uma série de sessões de escuta e oficinas de design thinking, onde convidamos a comunidade local a compartilhar sua visão sobre as obras de arte que poderiam dar vida aos nossos espaços. Nesses encontros, ouvimos histórias da comunidade sobre a infância, passeios em pontos turísticos e um forte desejo pela diversão. Muitas pessoas esperavam obras de arte interativas que não dependessem tanto de tecnologia, mas sim de experiências sensoriais. Além disso, convidamos a comunidade para votar nas obras finalistas em um site público.

Curious, de Mr & Mrs Ferguson Art

Curious, de Mr & Mrs Ferguson Art. Foto: Mark Wickens.

As seis obras de arte, que foram escolhidas entre mais de 200 inscritos na nossa chamada internacional, transmitem os objetivos gerais de sustentabilidade em uma experiência humanizada, acessível e tangível. Cada uma delas foi feita com materiais que não apenas são saudáveis, mas também sustentáveis ou reciclados. Por exemplo, a escultura "Curious", de Mr & Mrs Ferguson Art, é uma versão gigante do urso-pardo, o mascote da bandeira da Califórnia, feita com mais de 160 mil moedas. Juntas, as obras de arte públicas proporcionam momentos divertidos e surpreendentes, criando espaços onde a comunidade e os Googlers podem se unir, refletir e buscar inspiração.