Materiais saudáveis

Construção de um prédio com foco no bem-estar e em materiais não tóxicos.

5 minutos

Foto: Iwan Baan para o Google.

Visão aérea da Gradient Canopy e da experiência do visitante do Google, mostrando o teto solar em forma de escama de dragão. Foto: Iwan Baan para o Google.

Há décadas, dedicamos nossos esforços à criação de espaços de trabalho mais saudáveis. Esse compromisso vem de longe. Desde as histórias de que os fundadores do Google inspecionavam a qualidade do ar interno com contadores de partículas portáteis até a aprovação minuciosa de milhares de produtos todos esses anos. Tudo isso em nome de um ambiente moderno e livre de substâncias prejudiciais. Nos orgulhamos do fato de que o Gradient Canopy é um dos maiores projetos a receber a certificação Materials Petal do Living Building Challenge (LBC), promovida pela International Living Future Institute (ILFI). Esta iniciativa visa fundar uma nova economia de materiais onde a transparência, as substâncias não tóxicas e a restauração ecológica estão em primeiro plano.

No Gradient Canopy e no Google Visitor Experience, priorizamos materiais que beneficiam tanto a comunidade quanto o planeta. Todos os materiais usados na construção passaram por uma minuciosa avaliação junto ao fabricante, garantindo que nenhum dos componentes da Red List (Lista Vermelha, na tradução livre), uma relação dos agentes químicos mais prejudiciais ao meio ambiente e à saúde, criada pelo instituto Living Future. Ao todo, mais de 8.000 produtos foram examinados no Gradient Canopy, em colaboração com fabricantes que compartilham nossa missão de promover a transparência no setor de construções.

No Gradient Canopy, nossa filosofia sobre materiais saudáveis vai além dos espaços internos e dos Googlers que frequentam esses locais. Ao analisar os materiais que compõem a fachada e o interior da construção, incluindo as seis obras de arte públicas na área externa, estabelecemos como prioridade a saúde das comunidades, a cadeia de suprimentos e o ciclo de vida completo dos produtos utilizados. Isso quer dizer que cada material, desde os mais discretos até os mais evidentes, passou por uma análise detalhada em conjunto com seus fabricantes, garantindo que a saúde seja um fator decisivo na escolha.

Iwan Baan para o Google.

Materiais saudáveis são integrados a todo o prédio, como madeira mass timber laminada cruzada, revestimento de janelas, carpete, gesso e muito mais. Foto: Iwan Baan para o Google.

E isso não envolve apenas esta construção e os materiais usados nela. Para promover mudanças no setor de materiais, a equipe do Gradient Canopy incentivou os fabricantes a adotarem os rótulos Declare Labels nas linhas de produto, especialmente nos setores e nas categorias em que a transparência sobre os materiais é algo incomum. Esses marcadores apresentam "rótulos de ingredientes" nítidos e esclarecedores para produtos de construção sustentáveis e livres de elementos químicos presentes na "Red List" do LBC. Por exemplo: muitas portas e molduras de madeira usadas no projeto têm um rótulo Declare Label, que foi recebido depois do começo do projeto.

Foto: Mark Wickens

A obra Go, de Hou de Sousa, exibe um rótulo "Declarar", porque os discos são feitos de um plástico que não está na lista vermelha. Foto: Mark Wickens

Por fim, ao atingir os objetivos com materiais saudáveis no Gradient Canopy, passamos a integrar uma ampla comunidade global dedicada a recursos e práticas de fabricação. Os padrões rigorosos do LBC para materiais mobilizaram toda a equipe do projeto, que se uniu para alinhar seus objetivos e transformar processos e métodos convencionais em soluções inovadoras. As parcerias com arquitetos, fabricantes, profissionais subcontratados, técnicos e operários do setor de construção, proporcionaram um ambiente em que a equipe se sentiu à vontade para abraçar a transparência e o aprendizado mútuo nos seus processos. Com isso, esses profissionais agora partem para novos projetos, por todo o país, com uma série de habilidades de inclusão e aprovação de materiais saudáveis que poderão ser usadas em futuras obras.