Na Google Visitor Experience, que acontece no edifício Gradient Canopy, um aspecto importante da cultura do Google vai estar disponível ao público pela primeira vez: nosso programa de alimentação. O novo Cafe @ Mountain View é nossa primeira experiência gastronômica aberta à comunidade. Lá, as pessoas podem comprar comida e apoiar nossas iniciativas e diretrizes de sustentabilidade para ajudar o planeta.
Desde 1999, nosso programa de alimentação tem um papel importante para a cultura de criatividade, colaboração e comunidade no Google. Ao oferecer pratos nutritivos e saborosos em espaços de convivência, buscamos incentivar a conexão e a troca de ideias. Essas refeições já inspiraram diversas inovações, incluindo o Gmail, que surgiu de uma conversa durante o horário de almoço em um dos nossos cafés.
O foco do programa sempre foi a comunidade, ou seja, reunir as pessoas em nossos campi, além de conectá-las à culinária da região, incluindo o fornecimento e o preparo da comida. Um dos nossos princípios culinários é cuidar das pessoas, ou seja, entendemos que as escolhas alimentares têm um impacto dentro e fora do Google. Da montagem do cardápio à origem e ao preparo da comida, sempre pensamos em como nosso programa de alimentação pode afetar positivamente as cadeias de suprimentos locais e o planeta em geral.
Assim, parcerias inovadoras e iniciativas de sustentabilidade podem fazer a diferença e abrir caminho para melhores sistemas alimentares no futuro. Com a ajuda de fornecedores locais, nossos cozinheiros criam pratos inspirados em ingredientes da estação. Avaliamos os produtores e trabalhamos com aqueles que seguem nossos valores, incluindo sustentabilidade, diversidade e desenvolvimento comunitário. Para reduzir a pegada de carbono, priorizamos quem pratica agricultura regenerativa e reaproveitamento e usa embalagens minimalistas. Também preferimos produtos locais, evitando o transporte aéreo sempre que possível. Essas medidas estimulam o setor de alimentos e bebidas a implementar práticas responsáveis que fazem bem para o meio ambiente e as comunidades ao nosso redor.
Além da origem sustentável dos ingredientes, o programa foca outras duas práticas essenciais: a redução do desperdício e a eliminação dos plásticos descartáveis. Sabemos que cerca de 35% de todos os alimentos produzidos para consumo humano, aproximadamente 60 bilhões de quilos, são desperdiçados todos os anos. Para alcançar os objetivos de sustentabilidade do Google, queremos parar de enviar nossos alimentos para aterros até 2025. Como? Nossa abordagem de três etapas pretende: 1) acabar com o desperdício durante o fornecimento e a compra de alimentos; 2) melhorar as cozinhas e os cafés usando tecnologia para redução de desperdício no operacional; e 3) garantir o reaproveitamento ou o descarte correto das sobras. De 2014 a 2021, evitamos o envio de quase 4,5 milhões de quilos de alimentos para os aterros.
Também estamos nos esforçando para reduzir o uso de plásticos nos nossos refeitórios. Quando possível, compramos produtos com embalagens inovadoras e minimalistas ou a granel. Para o transporte, começamos a usar carrinhos de metal, do tipo gaiola. Além disso, analisamos criar uma experiência de buffet de iogurtes para substituir o uso dos copos descartáveis, bem como oferecer lanches em grandes recipientes para evitar o descarte das embalagens.