Design seguro para pássaros

Menor perigo para os pássaros com um prédio que se integra aos arredores.

3 minutos

Prédio Gradient Canopy rodeado de árvores.

Prédio Gradient Canopy rodeado de árvores. Foto: Iwan Baan para o Google.

Um objetivo do Gradient Canopy era desenvolver o local do projeto para o integrar à paisagem e o tornar mais resiliente com o tempo. Para nós, "resiliente" significa lugares que contribuem para a saúde ecológica de longo prazo da região, onde pessoas e animais selvagens podem prosperar mesmo com as mudanças climáticas. No Gradient Canopy, trabalhamos para reestabelecer elementos históricos do ecossistema que oferecem apoio essencial à vida selvagem. Ainda assim, entendemos que há riscos para a vida selvagem em um ambiente urbano, especialmente para pássaros locais, como canoros, pardais, beija-flores e toutinegras. Por isso, criamos o Gradient Canopy com diversas estratégias para proteger as aves.

O vidro nos prédios pode ter um grave impacto nas populações de pássaros, então era importante criar o prédio, a paisagem e a iluminação do Gradient Canopy de acordo com o Innovation in Design Credit: Bird Collision Deterrence da LEED. Assim, foi possível diminuir as colisões de pássaros com o prédio.

Para entender a melhor forma de incorporar elementos seguros para os pássaros ao design, trabalhamos com os consultores ecológicos H.T. Harvey & Associates para seguir os principais padrões e recomendações relacionados a prédios adequados aos pássaros. Por fim, incorporamos o design seguro para aves de duas formas importantes no Gradient Canopy: primeiro, reduzindo a reflexividade e a transparência dos vidros do prédio e, segundo, diminuindo a poluição de luz noturna com soluções de iluminação interna e externa.

O vidro é invisível para pássaros e humanos, mas aprendemos a ver o vidro ao longo do tempo com dicas visuais, como molduras de janelas e reflexos. Já os pássaros têm pouca percepção de profundidade e, com frequência, veem reflexos da paisagem ou do céu como reais. A transparência também pode causar colisões se uma ave conseguir ver a vegetação nos cantos dos vidros ou as plantas dentro do prédio. Basicamente, quanto mais visível for a vegetação ou o céu no vidro de um prédio, seja por transferência ou reflexo, mais incidentes de colisões de pássaros.

No Gradient Canopy, nossa primeira solução foi encontrar vidros com um índice de baixa reflexividade. Avanços recentes na tecnologia e produção de vidros tornaram possível alcançar uma baixa reflexividade exterior sem comprometer o ganho de calor solar, o que nos ajudou a encontrar o melhor vidro para as diversas janelas e fachadas do prédio. Colocar marcações visíveis e próximas umas das outras no vidro, como decalques ou fritas de cerâmica, também pode reduzir drasticamente a mortalidade de pássaros, já que eles as verão como um obstáculo e não vão tentar atravessar. Escolhemos um padrão cheio de marcações, de acordo com as orientações mais recentes da American Bird Conservancy, para proteger até mesmo pequenos beija-flores. Nas áreas públicas do Gradient Canopy, criamos a frita em formato de caça-palavras, com os nomes de 30 espécies de pássaros locais em 30 idiomas impressos no vidro. É um easter egg que acrescenta diversão e curiosidade a um elemento de design altamente funcional para a proteção das aves.

Vidro seguro para pássaros criado usando 30 espécies locais diferentes em 30 línguas.

Vidro seguro para pássaros criado usando 30 espécies locais diferentes em 30 línguas. Foto: Iwan Baan para o Google.

Por fim, projetamos a iluminação do Gradient Canopy especificamente para reduzir as colisões de pássaros. À noite, a luz forte pode desorientar as aves e perturbar o habitat local, prejudicando especialmente as populações de pássaros que migram nesse horário. Reduzimos a poluição luminosa no Gradient Canopy ao eliminar a iluminação na parte externa do prédio e na vegetação ao redor, protegendo as luzes externas para não adentrar o habitat. Também instalamos persianas que são fechadas à noite e colocamos sensores de presença noturnos em todas as luzes interiores para garantir que elas acendam quando alguém estiver usando o espaço.

Para que os elementos de design voltados aos pássaros no Gradient Canopy funcionem corretamente e sejam feitos ajustes conforme necessário, também criamos um plano de monitoramento de três anos para rastrear em observações e caminhadas regulares no perímetro qualquer colisão das aves com o prédio e as estruturas do local. Esperamos que incorporar essas medidas ajudem nossos prédios a se integrarem melhor com os arredores, promovendo um convívio saudável entre a vida selvagem e as pessoas.