Um vizinho prestativo

Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos e diretora financeira da Alphabet e do Google, discute como o design holístico do projeto se integra à comunidade.

5 minutos

"Para um bom design, não basta um único aspecto: é uma abordagem holística, abrangente e funcional. Ele gera lugares confortáveis de colaboração, seja pessoal ou virtualmente."

– Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos e diretora financeira da Alphabet e do Google

Qual é sua relação pessoal com Mountain View e a região?

Apesar de ter nascido no Reino Unido e me mudado para Cambridge, Massachusetts, quando ainda era criança, eu cresci em Palo Alto. Meu pai era físico do Centro de Aceleração Linear de Stanford. Um dos principais motivos dele para se mudar para cá foi a vivacidade, a curiosidade intelectual e o desejo de fazer coisas completamente novas. Por exemplo, criar o bombardeador de átomos de Stanford. Essa vivacidade aumentou drasticamente desde que nos mudamos com meu pai.

Ruth Porat, diretora financeira do Google e da Alphabet, na COP26, em Glasgow (Escócia).

Pode falar um pouco sobre por que essa região é tão especial?

A cultura da inovação é contagiante aqui e está sempre em pauta. Quase todo mundo se dedica a fazer a diferença no mundo. Isso é o que nos motiva no Google e na Alphabet, e acredito que também impulsiona várias outras pessoas que decidem viver ou trabalhar aqui. No Vale do Silício, há uma motivação para construir o futuro em que acreditamos, e eu acho que isso o torna um dos lugares mais especiais no planeta.

Qual é a relação do Google com Mountain View?

O Google chama Mountain View de lar desde 1999, e pretendemos continuar aqui por muitos anos. Escolhemos esse lugar porque adoramos tudo aqui: a beleza da Baía de São Francisco, a proximidade a universidades, o ambiente familiar e a oportunidade de trabalhar em uma cidade no coração do Vale do Silício.

Muitos dos nossos funcionários moram e trabalham em Mountain View e, como empresa, acreditamos muito no poder da boa vizinhança. Ao longo dos anos, investimos milhões de dólares na comunidade. Oferecemos benefícios a Mountain View Educational Foundation, apoiamos o ensino de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e financiamos a Mountain View Community Shuttle. Também fizemos doações para serviços de intervenção e prevenção à falta de moradia, além de projetos de restauração ecológica, como o Charleston Retention Basic.

Temos muito orgulho dos Googlers que todo ano doam milhares de horas de trabalho a organizações em Mountain View, incluindo a Community Services Agency of Mountain View, a Silicon Valley Bicycle Exchange, as escolas na região e o extraordinário Museu da História do Computador.

Como o Gradient Canopy e o Bay View dão continuidade ao relacionamento duradouro do Google com a região?

O Gradient Canopy é nossa primeira construção em Mountain View, e pensamos com cuidado em como desenvolver um projeto de acordo com a visão da cidade para o futuro de North Bayshore. O prédio repensa o espaço de trabalho com um design intencional que convida a comunidade, integra a natureza de maneira harmoniosa, gera um grande valor econômico para a cidade e também acolhe nossos funcionários que adoram viver e trabalhar em Mountain View.

Desde antes da pandemia, parte da mágica dos nossos espaços de trabalho era serem saudáveis, sustentáveis e funcionais, com o jeito Google de ser. Um bom design cria um lugar onde as pessoas querem estar, o que ficou claro com o retorno voluntário de quase metade dos nossos colaboradores do mundo todo após a reabertura segura dos escritórios. Agora, com nossas próprias construções, conseguimos trazer muitos desses compromissos e aprendizados para a comunidade local. Nosso foco é como esses espaços podem interagir com a comunidade, gerar resiliência e melhorar o bem-estar.

Uma renderização mostra o saguão do centro de eventos do Bay View, com um túnel de vento da NASA no fundo.

Pode falar mais sobre o que é um "bom design" para o Google?

Para um bom design, não basta um único aspecto: é uma abordagem holística, abrangente e funcional. Ela reúne oportunidades para socializar, aprender, colaborar e se concentrar. Isso gera lugares confortáveis de trabalho em equipe, seja pessoal ou virtualmente.

Como isso se relaciona às ideias específicas que inspiraram o design de Bay View e Gradient Canopy?

O lema dos criadores do Google, "Foco no usuário. Todo o resto é consequência", orientou o design dos nossos escritórios desde o início. Para esse projeto, havia anos de dados de pesquisas e ciência sobre como estimular a produtividade e criatividade dos funcionários.

Nossa primeira ideia foi virar o escritório do avesso: mudar a relação entre foco e espaços de trabalho em equipe, junto com a associação deles a locais abertos e fechados. Isso significa que transformamos a disposição aberta das mesas, que dificulta o foco no trabalho, em cantinhos fechados. Por outro lado, as salas de reunião fechadas viraram uma ampla variedade de espaços de colaboração mais abertos e adaptáveis, baseados no que a equipe está trabalhando. É claro que a tecnologia é importante nesses ambientes, para que colegas consigam participar de forma remota. Com esses cantinhos tranquilos ao lado de espaços de colaboração dinâmicos, as pessoas podem transitar rapidamente entre eles conforme necessário.

Uma renderização do segundo andar e dos grupos de equipes.

A próxima ideia está relacionada aos benefícios cognitivos da biofilia. Há anos, trabalhamos para incorporar o design biofílico em nossos escritórios, incluindo aspectos da natureza, como materiais saudáveis e naturais, estampas, paisagens sonoras, conforto térmico, fluxo de ar ajustável e iluminação circadiana.

Algumas pessoas podem ver essas medidas de biofilia ou qualidade do ar como extravagantes, mas trazer mais natureza e ar puro para o espaço de trabalho também é importante por motivos financeiros. Tudo isso melhora a vida das pessoas e, com os funcionários saudáveis, contentes e capazes de dar seu melhor, todos se beneficiam, incluindo a empresa.

O que tudo isso tem a ver com os objetivos mais amplos do Google relacionados ao desenvolvimento comunitário?

Nosso objetivo é ter conexões e nos integrar à comunidade local, com espaços térreos vibrantes que captam a essência dos locais onde trabalhamos e vivemos. Acreditamos que vale a pena investir a longo prazo em lugares que refletem os valores da comunidade e os nossos.

Publicação original de maio de 2022