Ecologia urbana

Criar biodiversidade com a paisagem do Gradient Canopy.

3 minutos

Trigo-sarraceno de flor vermelha e madrones-do-pacífico no Gradient Canopy. Foto: Mark Wickens.

Criar ambientes de campus enriquecidos ecologicamente não só é bom para o planeta, como também para as pessoas. Os diversos ecossistemas e paisagens saudáveis apoiam a biodiversidade, aumentam a resiliência ecológica e têm grandes benefícios para a saúde humana. É por isso que o nosso design do Gradient Canopy está centrado na regeneração dos ecossistemas locais de biodiversidade.

Nos 1,6 hectares de vegetação do Gradient Canopy, trabalhámos para restabelecer os elementos do ecossistema predominantes em Silicon Valley, incluindo florestas de carvalhos, bosques de salgueiros, chaparral e pradarias. A paisagem é composta praticamente de espécies nativas, incluindo aproximadamente 400 árvores nativas e plantas nativas benéficas para os polinizadores, como a asclépia, o mil-folhas e a sálvia. O objetivo é dar uma nova vida à herança ecológica da área e promover a experiência humana, criando paisagens funcionais prósperas para uma constelação de biodiversidade de espécies.

Mil-folhas e hortelã-do-coiote no Gradient Canopy

Mil-folhas e hortelã-do-coiote no Gradient Canopy. Foto: Mark Wickens.

Uma peça fundamental da nossa estratégia ecológica no Gradient Canopy baseia-se num tipo específico de árvore: carvalhos. Sendo árvores icónicas da paisagem californiana, os carvalhos já dominaram Silicon Valley. Os carvalhos nativos são tolerantes à seca, resistentes ao fogo e eficazes na remoção da poluição do ar e na absorção do carbono da atmosfera. Além disso, os ecossistemas das florestas de carvalhos sustentam uma das maiores diversidades de plantas e animais da Califórnia, abrigando mais 2000 espécies de plantas e cerca de 5000 espécies de insetos. Centenas de aves, mamíferos e outra vida selvagem dependem da riqueza das florestas de carvalhos para alimentação, sombra e abrigo.

Trabalhámos com os cientistas locais para conceber um coberto arbóreo ligado à paisagem com carvalhos e outras espécies de árvores nativas, como o buckeye, o sicómoro e o salgueiro. Um coberto ligado cria corredores de vida selvagem ao longo do ambiente construído e mitiga o efeito de ilha de calor urbana.

As plantas nativas benéficas para os polinizadores servem de sub-bosque para as árvores nativas do Gradient Canopy, fornecendo recursos para as borboletas, aves e abelhas locais. Uma parte da paisagem foi concebida para apoiar especificamente a população de borboletas-monarca ocidentais, aplicando os melhores conhecimentos científicos disponíveis para criar a mistura certa de plantas de asclépia, que suportam os ovos e as lagartas das borboletas-monarca, e de flores, que alimentam as borboletas que atravessam a sua longa migração.

No Gradient Canopy, misturámos plantas nativas benéficas para os polinizadores com canteiros cultivados e colmeias para alcançar o Urban Agriculture Imperative do Living Building Challenge, que se destina a ligar a comunidade aos alimentos frescos cultivados localmente. 2 canteiros no local fornecem produtos para os nossos cafés e cozinhas de ensino de funcionários da Google, além de demonstrarem como a paisagem nativa e os jardins produtivos podem funcionar em conjunto para uma produção local de alimentos mais resiliente.

Canteiros no Gradient Canopy.

Canteiros no Gradient Canopy.

Também estabelecemos uma parceria com a The Planet Bee Foundation, uma organização sem fins lucrativos que gere as colmeias da Google em Mountain View, para instalar 3 colmeias no local. Como parte do nosso processo de design, estudámos como uma paisagem pode apoiar tanto as abelhas melíferas não nativas como as abelhas nativas para promover os benefícios de ambas. Esta investigação irá demonstrar como a Google integra colmeias não nativas na paisagem ecológica nativa no futuro para beneficiar a biodiversidade nativa e a produção local de alimentos.

O design ecológico urbano do Gradient Canopy é orientado pelo programa ecológico da Google, lançado em 2014 para incorporar a melhor ciência disponível nos nossos espaços exteriores. Em última análise, o Gradient Canopy é um componente fundamental da nossa visão mais abrangente para melhorar a natureza e a biodiversidade nos nossos campus.