Procuramos criar espaços de trabalho funcionais e saudáveis que ofereçam também momentos de surpresa e prazer. É a terceira dimensão intangível que nos ajuda a sentirmo-nos empenhados, estimulados e confortáveis, recordando-nos a nossa humanidade partilhada. A arte é uma forma envolvente de explorar este elemento humanista e, desde 2010, instituímos vários programas de arte na Google, incluindo o nosso programa interno GoogleArts, a nossa iniciativa Google Arts & Culture e o nosso programa Artist in Residence.
Na Experiência para Visitantes da Google (localizada no novo escritório Gradient Canopy da Google), um programa de arte pública dedicado expande esta linha de pensamento à comunidade mais alargada de Mountain View. Ao longo da praça pública e dos passadiços exteriores encontram-se 6 obras de arte públicas que ajudam a tornar a Experiência para Visitantes da Google um local dinâmico e acolhedor para todos.
Criadas por artistas de perto e de longe, cada obra de arte foi especialmente concebida para o local onde se insere, ajudando a criar espaços de convívio à volta do edifício e oferecendo oportunidades para experiências lúdicas e divertidas. Ao mesmo tempo, as obras de arte dão continuidade aos rigorosos objetivos de sustentabilidade e materiais saudáveis do Gradient Canopy, uma vez que cada obra de arte é feita de materiais que não constam da Lista vermelha (o que significa que evitam os ingredientes mais nocivos para a saúde humana e ambiental) e que apoiam os esforços para evitar o desperdício. Tal como os materiais no interior e no exterior do edifício, as obras de arte contribuem para os esforços do Gradient Canopy no sentido de alcançar a certificação Materials Petal do Living Building Challenge (LBC), atribuída pelo International Living Future Institute (ILFI).
No que diz respeito à concetualização da arte pública no Gradient Canopy, o nosso objetivo era identificar arte envolvente e irreverente que tornasse a praça exterior um local interessante para explorar e frequentar várias vezes. Em suma, queríamos uma forma de arte que se assemelhasse menos a um museu e mais ao tipo de criações experimentadas no evento Burning Man em Black Rock City, a cidade temporária anual no deserto do Nevada conhecida pelas suas instalações artísticas evocativas e específicas. Na procura de um parceiro para ajudar a dar vida à arte da praça, trabalhámos com a organização sem fins lucrativos Burning Man Project para coordenar um processo de seleção de arte orientado para a comunidade. Devido ao seu forte empenho no envolvimento da comunidade, a organização Burning Man Project alinhou-se com o nosso objetivo de criar arte pública que fosse interativa, participativa e oferecesse uma experiência partilhada de expressão criativa.