Desde a fundação da Google que acreditamos profundamente que o sucesso da nossa empresa está nas mãos dos nossos funcionários. É por isso que nos esforçamos por conceber os nossos espaços tendo em conta a felicidade e o bem-estar coletivo dos funcionários da Google. No Gradient Canopy, esta mentalidade centrada no utilizador estende-se a uma das grandes ideias de design que usámos para organizar o espaço interior: dividir o edifício em apenas dois pisos. Aqui, as secretárias e os espaços para as equipas situam-se no piso superior, com uma série de "pátios" interiores que permitem a ligação a espaços de lazer no piso térreo, com salas de conferências, pátios e espaços para todas as equipas.
Os espaços de trabalho no segundo piso foram concebidos a pensar na sustentabilidade, adaptabilidade e concentração no trabalho. Todo o piso superior é composto por salas pré-fabricadas, paredes e mobiliário com rodas. Isto permite flexibilidade, pois os espaços podem ser facilmente transformados sem desperdício, uma vez que os mesmos materiais podem ser reutilizados em novas configurações. Este piso também dispõe de uma ampla área para a realização de trabalhos com maior concentração, enquanto o piso inferior conta com espaços de colaboração para pausas mentais e físicas ao longo do dia.
Os pátios interiores no primeiro piso do Gradient Canopy servem de apoio às nossas equipas, ajudando a promover o convívio entre as pessoas e a garantir que todos têm acesso a ambientes saudáveis e produtivos. Em escritórios tradicionais, é comum encontrar uma combinação de diferentes áreas funcionais e espaços de lazer integrados com as áreas de trabalho. Um total de 20 pátios com escadas abertas ligam os dois níveis, facilitando o acesso às comodidades e servindo também como áreas polivalentes que as equipas podem usar como um espaço flexível e versátil.
Além de ajudarem a separar as áreas destinadas a trabalhos que exigem maior concentração das zonas de maior atividade, para que as pessoas possam dar o seu melhor, os pátios também proporcionam benefícios biofílicos e ajudam os funcionários da Google a recarregar energias ao longo do dia. Sabemos que os melhores designs refletem a profunda afinidade entre a natureza e a saúde humana. Por isso, incorporámos os princípios do design biofílico no Gradient Canopy para criar um local que promova a prosperidade das pessoas. Os designs biofílicos oferecem uma variedade de espaços que promovem a estimulação multissensorial, semelhante à que se experimenta na natureza. Os pátios ajudam a promover os benefícios fisiológicos do movimento físico quando as pessoas circulam entre níveis, proporcionando-lhes novos caminhos através do edifício que podem estimular os cérebros e despertar a criatividade ao longo do dia. Também ajudam a direcionar a luz natural das janelas de clerestório para o nível inferior, o que ajuda a manter o funcionamento saudável do sistema circadiano.