Materiais saudáveis

Criar um edifício que privilegie o bem-estar e os materiais não tóxicos.

5 minutos

Foto: Iwan Baan para a Google.

Vista aérea do Gradient Canopy e da experiência de visitante da Google, mostrando o telhado solar "dragonscale". Foto: Iwan Baan para a Google.

Durante décadas, explorámos a forma de conceber os ambientes interiores mais saudáveis. Desde histórias dos fundadores da Google que andavam pelos nossos primeiros edifícios a medir a qualidade do ar interior com contadores portáteis de partículas até à verificação de milhares de produtos ao longo dos anos para garantir que não estávamos a introduzir tóxicos desnecessários nos nossos interiores adaptados, há muito que nos preocupamos em criar espaços de trabalho saudáveis. Orgulhamo-nos do facto de o Gradient Canopy ser um dos maiores projetos de sempre a alcançar a certificação Materials Petal do Living Building Challenge (LBC), atribuída pelo International Living Future Institute (ILFI), que visa ajudar a criar uma economia de materiais não tóxica, ecologicamente restauradora e transparente.

Demos prioridade a materiais saudáveis para as pessoas e para o ambiente no Gradient Canopy e na Experiência para Visitantes da Google. Todos os materiais instalados no edifício foram analisados com o fabricante para garantir que não contêm os ingredientes da Lista vermelha do LBC, que representam os piores produtos químicos da sua classe com um impacto negativo na saúde humana e ambiental. No total, mais de 8000 produtos foram analisados no Gradient Canopy, em colaboração com os fabricantes que participam no nosso esforço para promover a transparência na indústria da construção.

A nossa abordagem relativamente aos materiais saudáveis no Gradient Canopy vai muito além dos espaços interiores e dos funcionários da Google que lá trabalham diariamente. Ao analisar os materiais no interior e no exterior do edifício, incluindo as 6 obras de arte públicas instaladas à volta da parte exterior do edifício, decidimos dar prioridade à saúde das comunidades na cadeia de abastecimento e ao longo de todo o ciclo de vida dos nossos produtos de construção. Isto significa que os materiais, desde os que se podem ver e tocar, como a alcatifa e as paredes, até aos que são menos visíveis, como os revestimentos das janelas e o isolamento do edifício, foram cuidadosamente verificados com os respetivos fabricantes para garantir que a saúde era um fator determinante na sua seleção.

Iwan Baan para a Google.

Os materiais saudáveis estão integrados em todo o edifício, como a madeira laminada cruzada de madeira maciça, os revestimentos das janelas, a alcatifa, as paredes de gesso e muito mais. Foto: Iwan Baan para a Google.

Na realidade, não se trata apenas deste edifício e dos materiais aqui usados. Num esforço para impulsionar a mudança na indústria dos materiais, a equipa do Gradient Canopy incentivou os fabricantes a incorporar rótulos Declare nas suas linhas de produtos, particularmente nas indústrias e categorias de produtos em que a transparência dos materiais era pouco comum. Estes disponibilizam "rótulos nutricionais" claros e informativos para produtos de construção isentos de químicos da Lista vermelha do LBC e de origem responsável. Por exemplo, muitas das portas e caixilhos de madeira usados no projeto obtiveram um rótulo Declare, que estes produtos não tinham no início do projeto.

Foto: Mark Wickens

A obra de arte Go de Hou de Sousa ostenta uma etiqueta Declare porque os discos são fabricados em plástico que não consta da lista vermelha. Foto: Mark Wickens

Em última análise, atingir os objetivos referentes a materiais saudáveis no Gradient Canopy significou reconhecer que fazemos parte de uma comunidade global muito mais ampla de produção e recursos. As rigorosas normas de materiais do LBC exigiram o envolvimento de toda a equipa do projeto para alinhar os objetivos e permanecer aberta à adaptação dos seus processos e métodos tradicionais a soluções não tradicionais. A criação de relações entre designers, fabricantes, subcontratantes, comerciantes e trabalhadores da construção ajudou toda a equipa a sentir-se à vontade para ser transparente sobre os seus meios e métodos, e todos mostraram disponibilidade para aprender uns com os outros. Agora, à medida que estes membros da equipa avançam para novos projetos em toda a região e no país, partem com um conjunto de competências sólidas em matéria de verificação e design com materiais saudáveis que podem aplicar em futuras construções.