Como parte da Experiência para Visitantes da Google no Gradient Canopy, um aspeto importante da cultura da Google vai estar acessível ao público pela primeira vez: o nosso programa alimentar. O novo Cafe @ Mountain View é a nossa primeira experiência gastronómica aberta ao público, permitindo à comunidade comprar comida e adotar os nossos princípios e diretrizes de sustentabilidade para proteger o planeta.
Desde 1999, o nosso programa alimentar tem desempenhado um papel importante na promoção da cultura de criatividade, colaboração e comunidade da Google. Ao disponibilizar refeições deliciosas e nutritivas em espaços propícios ao convívio, estamos empenhados em fortalecer as relações humanas e incentivar a troca de ideias. As nossas refeições inspiraram inúmeras inovações, incluindo o Gmail, que resultou de uma conversa durante um almoço num dos nossos cafés.
O programa alimentar da Google sempre se centrou na comunidade, tanto na sua criação nos nossos campi como no envolvimento com as regiões circundantes através da aquisição de ingredientes e preparação dos alimentos. Um dos nossos princípios culinários centrais é o cuidado com a comunidade, pois reconhecemos que as escolhas que fazemos em relação à alimentação têm um impacto que se propaga dentro e além da Google. Desde os menus que criamos até à origem dos ingredientes e à forma como os preparamos, refletimos constantemente sobre como o nosso programa alimentar pode ter um impacto positivo nas cadeias de abastecimento locais e no planeta como um todo.
O nosso programa alimentar promove parcerias inovadoras e iniciativas sustentáveis para impulsionar mudanças positivas e abrir caminho a um futuro mais sustentável dos sistemas alimentares. Graças às nossas relações com os fornecedores locais, os nossos chefs criam pratos inspirados em ingredientes locais e sazonais. Selecionamos cuidadosamente os nossos fornecedores de ingredientes e trabalhamos com aqueles que partilham os nossos valores, incluindo sustentabilidade, diversidade empresarial e apoio às comunidades. Para minimizar a nossa pegada de carbono, damos prioridade a fornecedores que praticam uma agricultura regenerativa, o reaproveitamento de recursos e a utilização reduzida de embalagens, privilegiando sempre que possível produtos locais em vez de produtos transportados por via aérea. Desta forma, incentivamos a indústria alimentar e de bebidas a adotar práticas responsáveis que são mais benéficas para o ambiente e para as comunidades que produzem os nossos alimentos.
Para além da origem dos ingredientes, focamo-nos em duas principais práticas de sustentabilidade no nosso programa alimentar: a redução do desperdício alimentar e a eliminação dos plásticos de utilização única. Sabemos que cerca de 35% de todos os alimentos produzidos para consumo humano, o equivalente a aproximadamente 60 milhões de toneladas de alimentos, são desperdiçados todos os anos. Para apoiar os objetivos de sustentabilidade da Google, o nosso objetivo é evitar o envio de quaisquer resíduos alimentares para aterros em 2025. Como? Temos uma abordagem tripartida centrada na prevenção do desperdício na origem e no aprovisionamento dos ingredientes, na melhoria das nossas cozinhas e cafés através da utilização de tecnologia para reduzir o desperdício nas operações culinárias e na garantia de que os excedentes alimentares são reaproveitados ou eliminados de forma adequada. De 2014 a 2021, evitámos que quase 5 mil toneladas de alimentos acabassem em aterros.
Também estamos a trabalhar arduamente para reduzir os plásticos nos nossos espaços alimentares. Sempre que possível, compramos a granel e escolhemos produtos com embalagens inovadoras e minimalistas. Além disso, começámos a usar grades metálicas para transportar os produtos. Também analisámos como poderíamos substituir os copos de iogurte descartáveis por uma nova experiência de bar de iogurte e fornecer snacks em dispensadores a granel para manter as embalagens descartáveis fora dos fluxos de resíduos.