Com o Gradient Canopy, um dos objetivos era desenvolver o local do projeto de forma a integrá-lo na paisagem e torná-lo mais resiliente ao longo do tempo. Para nós, o significado de "resiliente" está relacionado com locais que contribuem para a saúde ecológica a longo prazo da região, em que pessoas e vida selvagem podem prosperar mesmo com as alterações climáticas. No Gradient Canopy, trabalhámos para restabelecer os elementos históricos do ecossistema que prestam apoio essencial à vida selvagem. No entanto, compreendemos que existem perigos para a vida selvagem num ambiente urbano, sobretudo para as aves locais, como aves canoras, pardais, colibris e papa-moscas, daí termos criado o Gradient Canopy com várias estratégias adequadas para as aves.
O vidro nos edifícios pode ter um impacto significativo nas populações de aves. Como tal, foi importante conceber o edifício, a paisagem e a iluminação no Gradient Canopy de forma a cumprir a norma LEED Innovation na categoria Design Credit: Bird Collision Deterrence, para minimizar as colisões de aves no edifício.
Para compreender a melhor forma de incorporar elementos de design seguros para aves, trabalhámos com os consultores ecológicos da H.T. Harvey & Associates para seguirmos as melhores normas e recomendações para criar edifícios seguros para as aves. Por fim, incorporámos o design adequado para as aves de 2 formas principais no Gradient Canopy: primeiro, reduzindo a refletividade e a transparência do vidro do edifício e, depois, reduzindo a poluição luminosa noturna do edifício através de soluções de iluminação interior e exterior
O vidro é invisível para aves e humanos, embora os humanos aprendam a distinguir o vidro ao longo do tempo através de pistas visuais, como as molduras das janelas e a refletividade. Por outro lado, as aves têm pouca perceção da profundidade e, muitas vezes, consideram os reflexos da paisagem ou do céu como sendo reais. A transparência do vidro também pode provocar colisões se uma ave conseguir ver vegetação através dos cantos do vidro ou plantas no interior do edifício. Essencialmente, quanto mais visível for a vegetação ou o céu através do vidro de um edifício, seja pela transparência ou pela refletividade, maior a ocorrência de colisões de aves.
No Gradient Canopy, a nossa solução inicial foi instalar vidro com um nível de refletividade reduzido. Os recentes avanços na tecnologia e produção de vidro tornaram mais fácil alcançar uma refletividade exterior reduzida sem comprometer o ganho de calor solar, o que nos ajudou a instalar um vidro melhor nas inúmeras janelas e fachadas do edifício. A inclusão de marcações visíveis no vidro, com espaçamento reduzido, como decalques ou “fritas” de cerâmica embutidas, também pode reduzir drasticamente a mortalidade das aves, uma vez que estas as consideram um obstáculo e, assim, não tentam atravessar o vidro. Escolhemos um padrão denso de marcas que seguem as orientações mais recentes da American Bird Conservancy, destinadas a proporcionar maior proteção até para os colibris mais pequenos. No Gradient Canopy, concebemos a frita nas áreas públicas como um puzzle de palavras, em que os nomes de 30 espécies de aves locais diferentes, em 30 idiomas, estão impressos em conjunto no vidro. É uma surpresa escondida que acrescenta alguma diversão e descoberta a um elemento de design altamente funcional e seguro para aves.