Design adequado para as aves

Minimizar os perigos para as aves através de um edifício que se integra no meio envolvente.

3 minutos

Edifício do Gradient Canopy rodeado de árvores

Edifício do Gradient Canopy rodeado de árvores. Foto: Iwan Baan para a Google.

Com o Gradient Canopy, um dos objetivos era desenvolver o local do projeto de forma a integrá-lo na paisagem e torná-lo mais resiliente ao longo do tempo. Para nós, o significado de "resiliente" está relacionado com locais que contribuem para a saúde ecológica a longo prazo da região, em que pessoas e vida selvagem podem prosperar mesmo com as alterações climáticas. No Gradient Canopy, trabalhámos para restabelecer os elementos históricos do ecossistema que prestam apoio essencial à vida selvagem. No entanto, compreendemos que existem perigos para a vida selvagem num ambiente urbano, sobretudo para as aves locais, como aves canoras, pardais, colibris e papa-moscas, daí termos criado o Gradient Canopy com várias estratégias adequadas para as aves.

O vidro nos edifícios pode ter um impacto significativo nas populações de aves. Como tal, foi importante conceber o edifício, a paisagem e a iluminação no Gradient Canopy de forma a cumprir a norma LEED Innovation na categoria Design Credit: Bird Collision Deterrence, para minimizar as colisões de aves no edifício.

Para compreender a melhor forma de incorporar elementos de design seguros para aves, trabalhámos com os consultores ecológicos da H.T. Harvey & Associates para seguirmos as melhores normas e recomendações para criar edifícios seguros para as aves. Por fim, incorporámos o design adequado para as aves de 2 formas principais no Gradient Canopy: primeiro, reduzindo a refletividade e a transparência do vidro do edifício e, depois, reduzindo a poluição luminosa noturna do edifício através de soluções de iluminação interior e exterior

O vidro é invisível para aves e humanos, embora os humanos aprendam a distinguir o vidro ao longo do tempo através de pistas visuais, como as molduras das janelas e a refletividade. Por outro lado, as aves têm pouca perceção da profundidade e, muitas vezes, consideram os reflexos da paisagem ou do céu como sendo reais. A transparência do vidro também pode provocar colisões se uma ave conseguir ver vegetação através dos cantos do vidro ou plantas no interior do edifício. Essencialmente, quanto mais visível for a vegetação ou o céu através do vidro de um edifício, seja pela transparência ou pela refletividade, maior a ocorrência de colisões de aves.

No Gradient Canopy, a nossa solução inicial foi instalar vidro com um nível de refletividade reduzido. Os recentes avanços na tecnologia e produção de vidro tornaram mais fácil alcançar uma refletividade exterior reduzida sem comprometer o ganho de calor solar, o que nos ajudou a instalar um vidro melhor nas inúmeras janelas e fachadas do edifício. A inclusão de marcações visíveis no vidro, com espaçamento reduzido, como decalques ou “fritas” de cerâmica embutidas, também pode reduzir drasticamente a mortalidade das aves, uma vez que estas as consideram um obstáculo e, assim, não tentam atravessar o vidro. Escolhemos um padrão denso de marcas que seguem as orientações mais recentes da American Bird Conservancy, destinadas a proporcionar maior proteção até para os colibris mais pequenos. No Gradient Canopy, concebemos a frita nas áreas públicas como um puzzle de palavras, em que os nomes de 30 espécies de aves locais diferentes, em 30 idiomas, estão impressos em conjunto no vidro. É uma surpresa escondida que acrescenta alguma diversão e descoberta a um elemento de design altamente funcional e seguro para aves.

Vidros anticolisão de aves com os nomes de 30 espécies de aves locais diferentes em 30 idiomas.

Vidros anticolisão de aves com os nomes de 30 espécies de aves locais diferentes em 30 idiomas. Foto: Iwan Baan para a Google.

Por último, concebemos a iluminação do Gradient Canopy especificamente para reduzir as colisões de aves. À noite, a iluminação brilhante desorienta as aves e perturba o habitat local, sendo particularmente prejudicial para as populações de aves de migração noturna. Reduzimos a poluição luminosa no Gradient Canopy não usando luzes posicionadas no chão do edifício ou da vegetação circundante e protegendo as instalações exteriores para que a luz não chegue ao habitat. Também instalámos persianas que ficam fechadas de noite e sensores de ocupação noturnos em toda a iluminação interior para assegurar que as luzes só acendem se alguém estiver a usar o espaço.

Para garantir que os elementos de design seguros para aves no Gradient Canopy funcionam como esperado e que podemos fazer ajustes conforme necessário, também implementámos um plano de monitorização de 3 anos para monitorizar eventuais colisões de aves com o edifício e com as estruturas do local através de caminhadas e observações regulares do perímetro do edifício. Em suma, esperamos que a incorporação de um design seguro para as aves ajude os nossos edifícios a integrarem-se melhor no espaço envolvente, aumentando a capacidade de coexistência saudável da vida selvagem e das pessoas.