Ser um vizinho prestável

Ruth Porat, President e Chief Investment Officer; Chief Financial Officer da Alphabet e Google, aborda a forma como a conceção holística do projeto se integra na comunidade.

5 minutos

"Um bom design nunca é apenas uma coisa: é uma abordagem holística, abrangente e intuitiva. Cria locais onde a colaboração pode ocorrer de forma confortável, seja pessoal ou virtualmente."

– Ruth Porat, President e Chief Investment Officer, e Chief Financial Officer da Alphabet e Google

Qual é a sua relação pessoal com Mountain View e a região circundante?

Cresci em Palo Alto, tendo-me mudado do Reino Unido para lá em criança, depois de passar por Cambridge, no Massachusetts. O meu pai era físico no Centro de Aceleração Linear de Stanford. Um dos principais motivos pelos quais escolheu mudar a minha família para aqui foi a agitação, a curiosidade intelectual e o objetivo de fazer coisas que nunca tinham sido feitas. Um exemplo disso foi a construção do acelerador de partículas de Stanford. Essa agitação expandiu-se drasticamente desde a altura da nossa mudança.

Ruth Porat, CFO da Google e Alphabet, na COP26 em Glasgow, Escócia.

Pode contar-nos mais sobre o que há de tão especial nesta região?

A cultura da inovação aqui é contagiante e é sempre o tema do dia. Quase todas as pessoas têm um profundo compromisso em fazer a diferença no mundo: é isso que nos motiva na Google e na Alphabet, e acredito que é o que motiva muitas outras pessoas que escolhem viver e trabalhar aqui. Há uma determinação em Silicon Valley para criar o futuro que esperamos ver. Acho que isso faz com que seja um dos lugares mais especiais do planeta.

Qual é a relação da Google com Mountain View?

Desde 1999 que a Google chama Mountain View de casa e prevemos ficar aqui por muitos anos. A Google escolheu Mountain View como a sua sede porque adoramos estar aqui. Adoramos a beleza da baía, a proximidade com as universidades, o ambiente familiar e a oportunidade de trabalhar numa cidade no coração de Silicon Valley.

Muitos dos nossos funcionários vivem e trabalham em Mountain View e, enquanto empresa, acreditamos fortemente em sermos bons vizinhos. Ao longo dos anos, investimos milhões de dólares na comunidade, concedendo bolsas para a Mountain View Educational Foundation de forma a apoiar o ensino CTEM, financiamento para o Mountain View Community Shuttle, financiamento para apoiar serviços de intervenção e prevenção de desalojamento, e projetos de restauro ecológico, como a Charleston Retention Basin, entre outros.

Estamos muito orgulhosos pelo facto de, todos os anos, os funcionários da Google trabalharem milhares de horas como voluntários com organizações sediadas em Mountain View, incluindo a Agência de Serviços Comunitários de Mountain View, a Silicon Valley Bicycle Exchange, as escolas de Mountain View e o extraordinário Museu da História do Computador.

Como é que o Gradient Canopy e o Bay View dão continuidade à relação de longa data da Google com a região?

O Gradient Canopy é o nosso primeiro empreendimento de raiz em Mountain View, e pensámos cuidadosamente sobre a melhor forma de montar um projeto que atendesse à visão da cidade para o futuro de North Bayshore. O Gradient Canopy repensa o local de trabalho com um design intencional que convida a comunidade, é integrado harmoniosamente no ambiente natural, cria um grande valor económico para a cidade e também apoia os nossos funcionários que adoram viver e trabalhar em Mountain View.

Desde antes da pandemia, parte da magia dos nossos locais de trabalho da Google tem sido o facto de estes espaços serem saudáveis, sustentáveis e funcionais, incorporando o toque da Google. Um design de excelência cria um local onde as pessoas querem estar, o que é evidenciado pelo facto de quase metade da nossa força de trabalho global ter voltado voluntariamente aos nossos escritórios assim que reabriram com segurança. Agora, através dos nossos projetos de raiz, conseguimos levar muitos destes compromissos e aprendizagens à comunidade local. Estamos realmente focados na forma como estes espaços podem envolver a comunidade e promover a resiliência e melhores condições em termos de saúde.

Uma renderização mostra a vista do átrio do centro de eventos de Bay View que se abre para a paisagem, com um túnel de vento da NASA em segundo plano.

Pode dizer-nos mais sobre a definição de "design de excelência" adotada pela Google?

Um design de excelência nunca é apenas uma coisa: é uma abordagem holística, abrangente e intuitiva. A abordagem combina oportunidades de socialização, aprendizagem, colaboração e concentração. Cria locais onde a colaboração pode ocorrer de forma confortável, seja pessoal ou virtualmente.

Como é que isto se traduz em ideias específicas que orientam o design do Bay View e do Gradient Canopy?

O lema dos fundadores da Google, "Dedicação ao utilizador e o resto virá naturalmente" orientou o design dos nossos escritórios desde o início. Para este projeto, foram necessários anos de investigação de dados e ciência para perceber o que ajuda os funcionários a serem mais produtivos e criativos.

A primeira ideia que explorámos foi virar o escritório do avesso, mudando a relação entre os espaços de concentração e colaborativos, bem como a respetiva relação com espaços abertos ou fechados. Isto significa que estamos a mudar de espaços de trabalho abertos, que apresentam desafios para o trabalho focado, para recantos fechados. No extremo oposto, estamos a mudar de salas de reuniões fechadas para uma gama mais ampla de espaços de colaboração que são mais abertos e adaptáveis, com base nos tipos de colaboração que a equipa está a realizar. A tecnologia é obviamente importante nestes espaços colaborativos para permitir uma participação equitativa dos colegas remotos. Ter estes recantos de foco perto de espaços dinâmicos de colaboração em equipa significa que as pessoas podem fazer a transição rapidamente, sempre que necessário.

Uma renderização do segundo andar e dos espaços de trabalho abertos das equipas.

A próxima ideia está relacionada com os benefícios cognitivos da biofilia. Há anos que trabalhamos na incorporação do design biofílico nos nossos escritórios, introduzindo aí aspetos fundamentais da natureza, como materiais saudáveis, materiais naturais, padrões, paisagem sonora, conforto térmico, fluxo de ar ajustável e iluminação circadiana.

Embora algumas pessoas possam ver estas medidas biofílicas ou de qualidade do ar como uma extravagância, também existem motivos financeiros para introduzir mais natureza e ar saudável no local de trabalho. Tudo isto visa melhorar a vida das pessoas e, quando os funcionários estão saudáveis, felizes e capazes de fazer o seu melhor trabalho, todos ganham, incluindo a empresa.

Como é que tudo isto se relaciona com os objetivos maiores da Google no que se refere aos desenvolvimentos centrados na comunidade?

O nosso objetivo é estabelecer ligações e integrar-nos na comunidade local, com espaços vibrantes no piso térreo que tiram partido do espírito das comunidades em que trabalhamos e vivemos. Vemos o valor a longo prazo de investir em locais que refletem os nossos valores e os da comunidade.

Publicado originalmente em maio de 2022